segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Afinal, onde está o amor?


Foi com surpresa que percebi o formato de um coração no fundo da minha caneca de café. Não era coisa da minha cabeça. Ali estava ele. Um coração perfeitinho.
Os que viram disseram que era porque eu estava apaixonada, os que receberam a foto por e-mail falaram que era uma fraude, possivelmente manipulação digital. Minha avó possivelmente acharia um milagre, pois a caneca possui uma mensagem da bíblia e ela é de longe a pessoa mais devota que eu conheço. Para mim era apenas uma coincidência. Uma feliz coincidência.
Ao que tudo indica, a crença de que o coração simboliza o amor surgiu no antigo Egito. Eles acreditavam que o coração era responsável por todos os sentimentos e que quando uma pessoa morria, seu coração era pesado em seu julgamento pós-morte, para ver quanto ela tinha de maldade e bondade.
Hoje nós sabemos é apenas uma simbologia. Mesmo assim seguimos usando o formato pra representar o amor. Até porque, vamos combinar que um cérebro em um cartão romântico não ficaria muito simpático.
Na verdade esse formato simboliza aquilo que é difícil expressar com palavras. O coração é universal. Em qualquer lugar do mundo podemos identificá-lo e entender a mensagem.
Mas o amor, o sentimento, se adapta a qualquer forma e para mim é como a arte, pode estar em qualquer lugar ou em um lugar que só nós enxergamos.
Tirei uma foto para registrar e para provar que não é conversa de pescador quando eu for contar essa história. A caneca ainda não tive coragem de lavar. Vá que alguém duvide.
Seja como for para mim o amor está representado ali, no fundo da minha caneca de café. E arte também, porque não?!